segunda-feira, 13 de abril de 2015

Uma Páscoa a Navegar [Miranda do Corvo - Vila de Rei]







   Começou no dia 3 de Abril com uma nocturna, o objectivo era ligar Miranda do Corvo à praia fluvial de Mosteiro. Começamos a rolar mesmo ao final da tarde, longe de imaginar que a ascensão ao cume seria talvez um dos mais expectantes que já fizéramos à Serra da Lousã. Cada metro que elevávamos era uma dádiva que nos aparecia, a cada desfazer de curva, uma nova aparição de Corços e Veados. Era tanta a extravagância que chegavam a sair do trilho apenas para o jipe passar e ficavam a espiar-nos atrás dos pinheiros e cedros ali plantados, para à posterior voltar ao trilho. (Tal experiência deu para perceber, que por mais rápidos que sejamos a disparar o obturador das máquinas fotográficas, dificilmente se apanha uma destas beldades a baixa luminosidade, lição a reter, "we need a Action Camera".

Com o objectivo da etapa cumprido, acordámos cedo, na Praia fluvial de Mosteiro com vontade de continuar desorientados até ao centro geodésico de Portugal. 






 Iniciamos o dia com a intuito de navegar o mais próximo possível ao IC8 em direcção a Pedrogão Grande, com a intenção de passar pela ponte filipina, que cruza o rio Zêzere mesmo perto da barragem do Cabril. 





 Tudo corria bem até que... transito proibido!?!?!!



 Uma derrocada, impossibilitava a progressão de qualquer viatura, mesmo de um 4x4 (talvez com um crawler e uma bela dose de loucura se conseguisse progredir caminho). Mas como esta turma dificilmente desiste dos seus objectivos, a solução foi logo proclamada por um elemento, estacionar a viatura e seguir caminho a pé e de mochila às costas... afinal não era uma derrocada que nos ia impedir de ver aquela paisagem!

Pouco depois de começar a descer, eis que lá estava ela... a famosa ponte filipina da albufeira de Bouça.



Ao Fundo a Barragem do Cabril...





A boa disposição e a comédia sempre presentes, mesmo com calor e tendo em conta que já passava da hora do almoço e o farnel estava no jipe, era hora de voltar a subir tudo.




Depois de alcançado o guerreiro e de localizarmos uma sombra... era hora de recorrer ao "kit de primeiros socorros"



Depois de tomado o analgésico toca de ingerir umas iguarias para repor os níveis de Sódio no organismo. 





Com um almoço alargado, e parte do track curtado pela derrocada, houve necessidade de recalcular o azimute. Achamos por bem seguir até à bela localidade da Sertã por alcatrão e aí voltar a entrar no track previsto, com destino a Vila de Rei, passando pela ponte filipina sobre a Ribeira de Isna e terminando no centro geodésico de Portugal.






De regresso, e dado que o sénior da Turma conhece bem a zona, passámos pela Albufeira de Castelo de Bode, com visita à Castanheira ou Lago Azul (como é vulgarmente conhecida), pela Capela de S.Pedro de Castro e a terminar no parque de merendas da Pombeira.


Foi mais um excelente fim de semana a navegar, caso queiram fazer esta volTTinha podem aceder ao track através da nosso página dos tracks.

3 comentários:

  1. Excelente fotoreportagem. Gravaram o Track para mais tarde recordar?

    Abç

    Ricardo Santos

    ResponderEliminar
  2. Nice....
    isso é possível fazer a solo? só uma viatura?
    um abraço à familia Pronto

    ResponderEliminar