quarta-feira, 16 de março de 2016

Criar [mapas Offline] com Oruxmaps

   

        

Tal como referido na ultima publicação sobre o Oruxmaps, é possível fazermos os nossos próprios mapas para navegarmos offline. Como nem sempre dispomos do recurso à internet, os mapas offline são para muitos a primeira escolha para navegar. Com o recurso à ferramenta do Orux, podemos criar os nossos próprios mapas, tendo como base os "mapas Online" que dispomos na aplicação. 
É possível fazer mapas numerados tendo como base o cartograma (carregado previamente no orux) de mapas militares portuguesas ou até mapas aleatórios de zonas que ficam situadas entre as cartas.

Hoje partilho um tutorial de como o podem fazer:

No caso específico que vos trago hoje, mostro como criar um "mapa offline" específico para navegar um track. Mas o procedimento é igual para qualquer "mapa offline" que desejamos criar.

Abrimos a aplicação Oruxmaps e neste caso o track que queremos navegar. Depois de abertos, vamos ao separador mapas e escolhemos a opção NOVO MAPA



Dentro da opção de "mapas Online" escolhemos o mapa que queremos. Neste caso foi seleccionado o mapa Google Hybrid



Fazemos zoom sobre o track (zoom13)



E vamos de novo ao separador Mapas, e escolhemos a opção "Criador de Mapas"




O orux indica-nos que temos de seleccionar dois pontos de forma a fazermos um rectângulo da área que desejamos. Por norma selecciono um ponto superior esquerdo e um inferior direito, de forma a que o rectângulo sobreponha toda a área do track. 



Se acharmos que está bom seleccionamos o "visto".


Abre-se uma janela para escolher:
-  o nível de zoom que pretendemos ter no mapa (podemos seleccionar vários ou apenas um nível);
- nome do mapa;
-  e opção para não perdermos o download caso se perca alguma camada (não aconselho seleccionar esta opção).

Conforme podem ver seleccionei os níveis/camadas (3,7,11,15,16,17 e 18) e sei que o tamanho aproximado do mapa será de 35mb. 
Após  nomear o mapa de: mapa teste
Seleccionamos a opção: Descarregar



Aguardamos que a descarga fique concluída (o tempo varia consoante o tamanho do mapa e a internet que dispomos) 


Assim que a transferência ficar concluída seleccionamos OK (imagem anterior)  e vamos de novo ao separador Mapas, agora escolhemos a opção Mapas Offline e temos uma lista deles. 

Escolhemos o mapa que fizemos, neste caso o mapa teste


E aqui está ele com os vários níveis de Zoom:

- Nível 15 a 25%



- Nível 15 a 100%



 - Nível 16 a 100%



 - Nível 17 a 100%



 - Nível 18 a 100%



 - Como não escolhemos os níveis 19 e 20 a partir daqui o nível de detalhe mantêm-se no 18 aumentando apenas a percentagem sobre este nível: Nível 18 a 200% 



Nível 18 a 400%




A diferença entre termos um mapa com detalhe 15 a 400% ou 18 a 100% é bastante diferente, por isso aconselho sempre a fazerem mapas no mínimo com zoom 16 de detalhe, sendo o ideal 17 para seguir tracks e 18 caso vamos à descoberta sem tracks.

Estes níveis altos (17/18) tem o contra dos mapas ficarem muito pesados, mas para isso temos solução, usar um bom cartão de memória de 32GB ou 64GB.

Fica um exemplo entre um mapa de zoom 15 a 400% versus 18 a 100% precisamente do mesmo local, onde se pode ver que, por mais que se amplie, o detalhe não é o mesmo...



OrienTTem-se... 

1 comentários:

  1. Na minha lista de mapas on-line não aparece o Google Hibrid, como faço para ter ele?

    ResponderEliminar